Autoconhecimento: Um Guia Fundamental Para Iniciantes

Tempo de leitura: 7 minutos

Existem três coisas extremamente duras: aço, um diamante, e conhecer-se a si mesmo.” (Benjamin Franklin)
Crédito: Unsplash
Filósofos, escritores, profetas… Há muitos séculos, pensadores nos falam da importância do autoconhecimento para o ser humano.
Temos Sócrates e sua famosíssima citação: “Conhece-te a ti mesmo.”
Lao-Tsé, representando a sabedoria oriental, destacou: “Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder.”
O psiquiatra e analista Carl Jung, que viveu no século XIX, disse que: “Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta.”
Esses são apenas alguns exemplos. Tantas pessoas na História desse mundo falaram sobre autoconhecimento que eu poderia criar um artigo inteiro com seus pensamentos.
Mas, se há tanto tempo os grandes estudiosos e pensadores estão falando sobre isso, por que não damos a devida importância para o autoconhecimento?
Por que ele não está sendo amplamente explorado nas escolasfaculdades e empresas?
Por que dificilmente paramos para refletir sobre nós mesmos?
Conhecer-se bem é a base para tomar decisões mais assertivas, saber como podemos e queremos impactar o mundo e para ter melhores relacionamentos.
Quando recebo perguntas no grupo dos Multipotenciais do Brasil no facebook, me sinto até repetitiva de tanto que bato na tecla do autoconhecimento. Mas acredito que ele é a resposta para muitos dilemas! Não sabe o que quer da vida? Autoconhecimento. Quer um trabalho que ame? O primeiro passo é o autoconhecimento. Não consegue focar? Autoconhecimento para saber o que quer, entender seus momentos de maior foco e como evitar as situações que te distraem frequentemente.
Apesar de parecer um conselho simples, falar sobre autoconhecimento de forma ampla é bem abstrato. Por isso, este artigo é um pequeno guia fundamental para iniciantes em suas descobertas pessoais.
Se você está em busca de mais autoconhecimento, mas não sabe por onde começar, este guia é para você! E, se você já está há algum tempo refletindo sobre você mesmo, este guia também é para você, pois pode trazer reflexões e perguntas novas, que vão acrescentar na sua busca.
Então, leia até o final e, principalmente, responda às perguntas. Elas vão te ajudar a se conhecer melhor e entender sua multipotencialidade mais profundamente. São perguntas poderosas, que não estamos acostumados a responder para ninguém e, por isso, dificilmente refletimos sobre muitas delas.
Pegue a caneta e o caderno ou abra um arquivo no bloco de notas ou no Google Drive e vamos lá!

 

GUIA FUNDAMENTAL DE AUTOCONHECIMENTO PARA MULTIPOTENCIAIS INICIANTES

Crédito: Unsplash

Seus Valores

Saber o que você mais valoriza e não abre mão na sua vida é importantíssimo. Quando não sabemos nossos valores e tomamos decisões sem levá-los em conta, temos grandes chances de nos sentir desalinhados e incomodados.
E se essas decisões e situações em que você está desalinhado com seus valores persistirem, o resultado é se sentir infeliz, perdido, sem rumo e até mesmo depressivo.
Muitas vezes, você não percebe que o que está errado é que não está vivendo de acordo com o que valoriza.
Por isso, te convido a começar respondendo:
  • Quais são seus 5 maiores valores?
  • O que cada um deles significa para você?
  • Por que eles são tão importantes?

Seus Talentos

  • No que você é muito bom fazendo?
  • O que gostava de fazer quando era criança?
  • Pelo que era reconhecido pela sua família, amigos e professores quando criança?
  • Pelo que é reconhecido no seu trabalho atual ou na faculdade?
Suas respostas dão pistas dos seus talentos. E quando incluímos nossos talentos em nossas vidas e trabalhos, nos sentimos mais motivados, contribuímos de forma positiva e temos mais prazer em nossas atividades.
Se você é bom em alguma coisa, provavelmente deveria estar usando essa habilidade para ajudar os outros e também para dar mais significado para sua vida!

Suas Paixões

  • Quais são os assuntos sobre os quais você gosta de conversar?
  • Quais são os assuntos sobre os quais gosta de ler?
  • Que revistas/ blogs/ sessões de notícias você acompanha?
  • Quais eram suas matérias favoritas na escola?
  • Que cursos gostaria de fazer se tivesse tempo e dinheiro infinitos?
Ao identificar quais são suas maiores paixões, os assuntos que te empolgam, as áreas que te interessam e os conhecimentos que quer explorar, você gera muita clareza para sua vida.
Depois de responder a essas perguntas, veja se consegue enxergar padrões ou ligações entre esses assuntos e atividades que listou. Afinal, todo multipotencial tem um monte de paixões e nem sempre elas parecem estar conectadas entre si. Mas vale a pena buscar uma conexão porque, muitas vezes, ela está lá sim!

Suas Recompensas

Faça uma lista de todas as experiências que já teve, projetos que participou, trabalhos que teve e cursos que fez. Inclua tudo que lembra já ter feito em sua vida, mesmo que não considere que tenha terminado aquilo. Em seguida, escreva ao lado de cada uma dessas experiências:
  • Por que você perdeu o interesse e não continuou naquele projeto?
  • Se finalizou ou ainda faz esta atividade, por que ela te traz prazer e satisfação?
Ao observar suas respostas, você vai conseguir enxergar quais são suas recompensas, o que espera das experiências (mesmo que inconscientemente), o que te faz continuar em um projeto ou partir para o próximo desafio.

Sucesso

Recebemos o tempo todo mensagens sobre o que é ser bem sucedido. Seja pela televisão, pelos nossos pais, amigos ou redes sociais.
Hoje, é cada vez mais evidente que muitas pessoas que foram atrás desses padrões tradicionais e aceitáveis de sucesso não se sentiram nem felizes nem realizadas quando “chegaram lá”.
Por isso, é importante que você pare para pensar no que o sucesso significa para você, de acordo com sua vida, seus valores e sua condição financeira. Assim, não vai gastar seu precioso tempo correndo atrás de algo que não é o que quer de verdade.
Reflita por um tempo sobre o que é sucesso para você em sua vida material, seus relacionamentos, seu trabalho e seu legado.

Trabalho Ideal

Se um gênio da lâmpada aparecesse na sua frente e concedesse o desejo de desenhar seu trabalho ideal, o que você pediria para ele?
Considere o ambiente em que gostaria de trabalhar, os colegas perfeitos para você, as atividades que mais tem vontade de realizar no seu dia a dia e como gostaria de contribuir para o mundo através do seu trabalho.

 

Conseguiu responder tudo?
Sim, é muita coisa. Sim, muitas dessas perguntas são bem difíceis de responder! Sim, você precisa escrever suas respostas, só ler as perguntas não vai fazer com que seu autoconhecimento aumente. Você precisa se esforçar, ir atrás das memórias, encontrar lógica nos pensamentos e traduzí-los em palavras.
A resposta para sua angústia, falta de foco, falta de clareza do que quer, ansiedade ou sentimento de fracasso não está no que é externo a você. Está tudo dentro!
E esse é só o começo. O exercício do autoconhecimento é algo para a vida toda. Estamos sempre mudando, vivendo novas situações, novos relacionamentos e novos desafios. Precisamos nos observar constantemente. Buscar compreender nossas motivações, recompensas e rever planos e objetivos com frequência.

O autoconhecimento é como uma bússola. Ele não te mostra o caminho exato a percorrer, mas aponta a direção de onde você quer chegar.

Qual a maior descoberta que você fez sobre si mesmo respondendo à essas perguntas? Adoraria ver suas reflexões aqui nos comentários!
E se você quer se aprofundar ainda mais no autoconhecimento e precisa de uma ajudinha e um apoio maiores para superar os desafios que a multipotencialidade traz, inscreva-se no Mini Curso de Boas Vindas do Multipotenciais do Brasil! Você vai descobrir como Harry Potter, roteiros, clones, filmes e cisnes vão te ajudar a ter mais clareza, confiança e mostrar sua essência para o mundo. Nesse curso por e-mail você recebe conteúdo exclusivo 100% gratuito e exercícios práticos editáveis. Vem!

4 Comentários


  1. Parabéns Renata ótimo artigo, achei perfeita suas citações

    Responder

  2. Estou conhecendo todo esse universo de multipotencial agora, hoje. Estou apaixonada! E descobri que estou num ciclo vicioso de trabalho. E a razão ? – Sempre acho que preciso de dinheiro, mas sempre acabo gastando com coisas que não preciso. Achava que era tudo falta de disciplina, mas a verdade é que sempre ouvi dos meus pais e de todos a minha volta, o quanto trabalho era importante. Então, desde dos 15 me subemeti a empregos que não queria por dinheiro. Hoje tenho 18, mas também me descobri bastante com tudo isso. Eu também acreditava nessa mportância toda do dinheiro, esses anos me mudaram. Sinto que se não tivesse experimentado as vontades mais capitalistas ainda as teria com força. Então tudo é aprendizado, tudo agrega! Mas só notei isso agora…
    Me sinto bem menos perdida em relação as minhas vontades já que agora sei que não é pecado ter mais de uma. Gratidão!

    Responder

    1. Oi Raquel!
      Seja bem vinda a esse universo <3 Fico muito muito feliz que esteja gostando! Se você ainda não viu, dá uma olhada também no grupo de facebook Multipotenciais do Brasil e no instagram @multisdobrasil. Um beijo e muito sucesso para você!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *