7 Motivos Para Planejar 2017 e Ter um Ano Incrível (+ Planner para Download)

Tempo de leitura: 9 minutos

planejamento-pessoal-multipotencial-2
“A questão essencial não é ‘o quão ocupado você está’, mas sim ‘com o que você está ocupado’.”
Oprah Winfrey
Mais um ano terminando e você se sentindo culpado ou decepcionado por não ter realizado tudo que queria?
Em seu livro Refuse to Choose, Barbara Sher fala do “scanner panic”, o pânico do multipotencial.
“Scanners (multis) estão sempre escutando o barulho do relógio. Sempre que veem seu aniversário ou o Ano Novo chegando, eles entram em pânico. Se você perguntar para eles o que há de errado, normalmente dizem, “Não consigo encontrar “aquela coisa” para a qual consiga me dedicar unicamente. E estou apavorado que nunca vá conseguir!”
Está passando por esse pânico de fim de ano?
Calma! Neste artigo você vai encontrar uma ferramenta poderosa para se livrar dessa sensação de agonia.
O que nós precisamos lembrar é que temos tempo para fazer tudo, não precisamos nos desesperar ou, pior, ficar paralisados por não saber por onde começar. Se você é daqueles multis que sonha muito mas não coloca nada em prática, chegou a hora de virar esse jogo. Se você é do tipo que faz muitas coisas, mas vai pulando de galho em galho sem muito planejamento e intenção e se sente desfocado e sem direção, a hora da virada também chegou pra você.
Você precisa começar a se planejar!

planejamento pessoal


 

POR QUE VOCÊ DEVERIA PLANEJAR 2017?

Aqueles que não planejam seus próprios passos, ficam sujeitos aos planos dos outros ao seu redor. E é por isso que minha maior dica para você nesse fim de ano é tirar um tempo para pensar no que é importante para você, quais suas metas de longo e curto prazo e como pretende atingir tudo isso.
Tão importante quanto olhar para o futuro, é analisar o ano que passou. Ter consciência do que deu certo e errado, o que você quer continuar fazendo e o que precisa mudar é essencial para o desenvolvimento pessoal.
Multipotenciais têm vários projetos e planos paralelos, por isso, é ainda mais importante criar estratégias para alcançar todos eles. Tirar as ideias da cabeça que está sempre a mil e colocar no papel traz clareza e foco.
Os planos nem sempre saem como esperamos, a vida acontece e muita coisa precisa ser adaptada ou mesmo mudada completamente no meio do caminho. Mas tudo bem, porque os objetivos e metas que traçar no começo do ano vão te dar uma direção. E, como mágica, oportunidades e caminhos que nem imaginávamos começam a surgir, mas só porque estávamos norteados pelo plano inicial.
Sem contar aquela satisfação de dar um “check”, ver que atingiu a meta e que esforço e dedicação realmente valem a pena.
Meu convite é que você use esta ferramenta de planejamento como um passo a passo para:
  • fazer uma revisão do ano que passou,
  • identificar seus objetivos e o que é importante para você,
  • criar metas,
  • fazer um plano de ação para que seus objetivos sejam atingidos
  • e entrar em ação para ter um 2017 incrível!

Quer saber o passo a passo que uso para planejar meu ano?

PASSO 1: Olhando para o passado
Antes de planejar o ano que vem, é importante fazer uma revisão do ano que passou, assim como fazem as empresas. Essa revisão dá uma boa ideia do que deu certo, o que deu errado, o que queremos manter e o que precisa mudar para o ano que vem.
PASSO 2: Olhando para o futuro
É o momento de pensar em tudo que queremos realizar, não só no ano que vem, como na vida. Inicialmente, penso em todos os meus objetivos, sem me limitar ao ano. Em seguida, estabeleço prioridades e vejo quais são as próximas metas que quero atingir.
Baixe o planner para ver quais perguntas me faço para priorizar e escolher minhas próximas metas.
Não precisa se desesperar aqui! Sei que você tem muitas ideias, projetos e objetivos e vai conseguir realizar todos eles. Não é preciso escolher um objetivo só e desistir dos outros projetos. Se você se planejar bem para 2017 e os anos seguintes, vai conseguir realizar tudo. Priorizar objetivos e escolher os que quer atingir primeiro é apenas o primeiro passo para começar a realizar todos os seus sonhos.
PASSO 3: Transformando metas em smart
SMART (esperto, em inglês) é um acrônimo para uma meta específica (specific), mensurável (mensurable), alcançável (attainable), relevante (relevant) e temporal (time-bound). Uma meta, para que seja melhor definida, precisa ter essas características.
Por exemplo, se um dos seus objetivos para o ano que vem é “ser mais saudável”, você ainda não tem uma meta smart. O objetivo já tem um prazo (é temporal), que é o fim do ano. Mas ainda precisa ser transformado em uma meta específica, mensurável e alcançável. Também é importante que você reflita por que ele é relevante para você.
Para criar uma meta específica, mensurável e alcançável você pode transformar “ser mais saudável” em “fazer exercícios físicos 4 vezes por semana e ter uma alimentação balanceada 5 vezes por semana”. Ou em “participar de uma corrida de 15 km”. Ou “comer apenas peixe nas segundas, quartas e sextas e fazer acompanhamento com uma nutricionista”. O importante é que você possa medir e atingir as especificidades da meta que criou.
PASSO 4: Entrando em ação
Esse é o momento de se planejar para entrar em ação. Faço isso pegando cada meta e dividindo cada uma em ações que preciso executar. Se esses passos menores ainda parecerem grandes, quebre-os em passos menores ainda.
Exemplo de como fazer isso:
  • Meta – “Fazer exercícios físicos 4 vezes por semana e ter uma alimentação balanceada 5 vezes por semana”
    • Fazer exercícios físicos 4 vezes por semana
    • Buscar academia
    • Pesquisar e decidir modalidade
    • Fazer matrícula
    • Começar exercícios
Após fazer esse processo com todas as metas, você terá uma lista de várias ações para o ano que vem. Agende cada uma das ações nos meses correspondentes. No Manual de Planejamento você encontra um calendário para imprimir ou copiar e também um espaço para anotar os hábitos que quer e precisa acrescentar na sua rotina para que consiga alcançar as metas.
PASSO 5: Encontrando aliados
Mesmo sendo multipotencial, é mais difícil realizar qualquer objetivo sozinho, não é mesmo?
Quem são as pessoas que podem te ajudar nesses projetos específicos? E quem são as pessoas que te ajudam e apoiam em tudo que faz? Como diz Barbara Sher, o isolamento é o assassino dos sonhos.
Sei que muitas vezes é complicado sair contando de todos seus projetos, já que são muitos. E mudam constantemente. Mas pense em quem você pode confiar para contar o que planeja. Além do apoio, é sempre bom ter alguém para “prestar contas” porque, quando a única pessoa com quem nos comprometemos somos nós mesmos, grandes são as chances de desistir ou deixar para depois o que precisa ser feito.
Você também pode compartilhar suas metas no grupo Multipotenciais do Brasil! Nossa comunidade com certeza vai te entender e ajudar sempre que possível. Se você ainda não participa, junte-se a nós e encontre seus aliados.
PASSO FINAL: O último, e importantíssimo, passo que quero compartilhar com você é entrar em ação efetivamente!
Não fique só no planejamento. Realmente trabalhe para alcançar suas metas, nem que tenha apenas 15 minutos por dia ou os finais de semana. Comece.
Revise seu Manual de Planejamento no fim de cada mês do ano. Veja o que conseguiu implementar no mês que passou. O que aconteceu conforme planejado, o que não aconteceu e como pode melhorar para o mês seguinte. Dê uma olhada no que está planejado para o próximo mês e faça ajustes, se for necessário. Não deixe esse planejamento na gaveta ou salvo em uma pasta perdida. Coloque-o realmente em ação!

7 MOTIVOS PARA PLANEJAR 2017

E como passar por todos esses passos e fazer esse planejamento vai te ajudar?
1 – Gerar clareza para sua vida. Você vai se sentir mais calmo e em paz por ter seus objetivos e sonhos registrados.
2 – Priorizar o que quer fazer. Você pode fazer tudo, mas não tudo ao mesmo tempo. Então priorize ao invés de ficar paralisado com tanta informação.
3 – Criar metas. Se não criamos metas, ficamos perdidos e não temos como medir quando estamos no caminho certo ou atingimos o que queríamos.
4 – Sentir que está progredindo. Completando o Manual de Planejamento para 2017 você poderá acompanhar todas as suas metas durante o ano todo e visualizar o quanto progrediu.
5 – Ser mais produtivo. Com as metas fica mais fácil focar e ter disciplina para criar e produzir.
6 – Esperar o inesperado. Mesmo que tudo não saia conforme planejado (o que normalmente acontece), suas metas vão abrir caminhos e possibilidades que você nem imagina. Quando começar a agir em relação a elas, as coisas começarão a acontecer 😉
7 – Encaixar o máximo de projetos possíveis em 365 dias. É isso que todo multipotencial quer!
Baixe o Manual de Planejamento para  2017, Multis em Ação, para ter o passo a passo e poder completá-lo. Foi feito com muito carinho para te ajudar a alcançar todos os seus sonhos e transformar seu (multi) potencial em resultados dos quais se orgulhe.

planejamento pessoal

Que no ano de 2017 você possa abraçar sua multipotencialidade, suas muitas paixões, interesses e talentos. Que seja autêntico. E alcance muitos objetivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *