Sou Multipotencial… E Agora?

Tempo de leitura: 5 minutos

multipotencialidade

Você descobriu que é multipotencial e viu toda a sua vida passar pela sua cabeça. Percebeu que o que sentia, pensava e sonhava não era errado, que você não era desfocado ou precisava se decidir. Você simplesmente é assim. E não está sozinho!
Mas… e agora?
O que fazer agora que descobriu que é multipotencial? Como lidar com os problemas que essa multipotencialidade trouxe e ainda traz para sua vida? E como conviver com quem não entende e critica sua personalidade e comportamentos?
Com este artigo, espero dar algumas respostas de como você pode contornar os obstáculos e desenvolver todos os seus talentos e potenciais (sim, no plural!).

 

aceitação_multipotenciais

ACEITAÇÃO

Agora que você sabe que é multipotencial e que existem muitos pelo mundo como você, o primeiro passo que precisa tomar é se aceitar. É simples, mas não é fácil.
Algumas pessoas continuarão a te cobrar por coisas que você não pode mudar. O mundo
vai continuar girando e você continuará precisando ter um emprego e pagar suas contas. Mas você não pode continuar tentando se encaixar em padrões que não são seus.  
O importante é que você aceite que não precisa mudar quem você é. E aprenda a lidar com as alegrias e os problemas de ser assim.

 

autoconhecimento_multipotenciais

AUTOCONHECIMENTO

Junto com a aceitação vem o autoconhecimento. Aceitar-se como multipotencial já é um grande passo, mas não é suficiente. O ideal é que você continue se conhecendo melhor, entendendo seus valores, seus talentos, o que é importante e essencial para você.
O autoconhecimento é vital para todo ser humano, não só para multipotenciais.
O legal de saber que você tem essa multipotencialidade é que você pode focar seus “estudos sobre você mesmo” para isso. Entender o que te motiva, qual é a recompensa que procura em cada atividade e projeto que inicia e o porquê de perder o interesse por algumas atividades após um tempo.

 

multipotenciais

FAZER TUDO AO MESMO TEMPO

Uma das formas de você ser um multipotencial feliz e realizado é encontrando ou criando um trabalho em que possa usar todos ou seus principais interesses e talentos.
Encontrar esse “fio da meada” não é tão simples, mas quando acontece, é muito recompensador.
O autoconhecimento é essencial para que você consiga identificar essa atividade, carreira, profissão ou negócio que reuniria tudo o que gosta de fazer. Porém, isso pode levar tempo e acontecer de forma não planejada. Então, sem desespero!

 

tudo_sequencial_multipotencialidade

FAZER TUDO SEQUENCIALMENTE

Mesmo que você ainda não tenha encontrado o seu fio da meada e aquele trabalho ideal onde reúne todos os seus gostos e pontos fortes, não tem problema.
Talvez seja uma questão de tempo ou pode ser que seus interesses sejam mesmo muito diferentes entre si e não seja possível conectá-los.
Mesmo assim, você não precisa escolher uma coisa só e viver infeliz pelo resto da vida. Você pode realizar seus projetos, trabalhar em diferentes cargos e áreas de forma sequencial.
Para que isso dê certo, é preciso um pouco de planejamento. Primeiro, você precisa identificar tudo o que gostaria de fazer (olha o autoconhecimento aqui de novo!). Depois, planejar quando e como vai realizar cada um desses desejos.
E aí entramos no próximo tópico…

 

multipotenciais_tempo

O TEMPO

Multipotenciais têm a tendência de se desesperar em relação ao tempo. Como você gosta de muitas coisas, muda muito de área e projetos e é um eterno iniciante, acaba sentindo que não está progredindo na vida como deveria ou, em outras palavras, como as outras pessoas com quem se compara.
Além disso, não consegue escolher um projeto para iniciar e levar para frente pois sente que, ao escolher um, estará abrindo mão de todos os outros. E aí o tempo passa e a sensação de estagnação só aumenta.
Para sair desse ciclo vicioso, uma nova perspectiva sobre o tempo é necessária. É possível organizar seu tempo para que você realize tudo que quer.
Pense que você tem anos para realizar seus projetos, não precisa fazer tudo ao mesmo tempo. E a atitude de escolher um para começar, não significa que você não vai concretizar todo o resto.

 

multipotenciais_projetos

FINALIZAÇÃO DE PROJETOS

Outro ponto de muita dificuldade para todo potencial. Iniciar projetos, carreiras, novos trabalhos em novas empresas com toda a empolgação do mundo e ir perdendo o interesse por aquelas atividades.
Isso acontece porque quem funciona como multipotencial tem um cérebro que gosta de buscar pelo novo e não faz muita questão de se aprofundar em um assunto para se sentir satisfeito.
Seu cérebro busca o novo por algum motivo, ele está procurando ma recompensa, que pode ser desenvolver uma nova habilidade, conhecer pessoas novas ou estar em um certo ambiente. E aquele projeto que você iniciou com tanta animação fica abandonado quando essa recompensa é atingida, parecendo que você falhou ou que não foi até o fim.
Mas, na verdade, a recompensa que você inconscientemente buscava foi alcançada e, por isso, o interesse diminuiu.
Resumindo, um multipotencial precisa ver a finalização de projetos por um outro ângulo, buscar identificar quais são as recompensas que busca ao inicia-los e aceitar que o fim que ele esperava racionalmente pode não ser o fim que seu cérebro busca.

 

Esses são alguns tópicos importantes para quem acabou de descobrir que é multipotencial. São simples, porém não são fáceis de serem assimilados e incorporados no dia a dia.
O que você achou? Qual tópico considera mais difícil de aplicar na sua vida? E o mais fácil?
__________
Inscreva-se no Mini Curso de Boas Vindas do Multipotenciais do Brasil! Você vai descobrir como Harry Potter, roteiros, clones, filmes e cisnes vão te ajudar a ter mais clareza, confiança e mostrar sua essência para o mundo. Nesse curso por e-mail você recebe conteúdo exclusivo 100% gratuito e exercícios práticos editáveis. Vem!

Salvar

Salvar

Salvar

5 Comentários


  1. Bom dia!
    Hoje fui surpreendido por uma frase, ” Você tem que se posicionar em algum seguimento e focar ” palavras ditas por um ex-professor de Administração. Então fiquei inquieto com o termo focar, e me fiz a seguinte pergunta, por que sem dizem isso para mim? o que há de errado em mim? será que não tenho foco? Enfim a primeira coisa que fiz foi acessar a internet e pesquisar a seguinte pergunta. porque ter multi profissões não é bom? em meio a muitas opções da busca uma me chamou atenção … Porque algumas pessoas não tem uma vocação especifica, foi onde descobri a respeito de Multipotencial e com a tão breve pesquisa me vi em todos os tópicos. Estou num estado de perdido e achado, não sei o que fazer, não sei como pedir ajuda. Isso me trouxe muita dor e sofrimento, o que devo fazer?

    Responder

    1. Oi Rogério!
      Que legal que essa sua inquietação e sua busca te trouxe até aqui 🙂

      Temos que focar e ter presença nas nossas tarefas diárias, mas um foco profissional único não é a única opção que existe, apesar de ser a mais tradicional. Não há nada de errado com você!

      Aqui no site Multipotenciais você encontra vários textos e materiais que podem te ajudar. Você também pode entrar no grupo Multipotenciais do Brasil no facebook. Lá você verá que não está sozinho! Outra opção é participar do Multipotencialize-se, um processo que criei especialmente para multipotenciais e que pode te ajudar muito com os seus desafios, dá uma olhada lá: http://multipotenciais.com.br/multipotencialize-se/

      Boa sorte na sua caminhada, Rogério. Assine também a newsletter para receber atualizações do blog e mais referências. Abraço!

      Responder

    2. Amigo, agora que vc descobriu que, provavelmente pode ser um multipotencial, a resposta à sua pergunta é: COMEMORE.
      Isso mesmo, agora vc deve comemorar o fato de ser um multipotencial. Ser um destes significa que vc não é um normal. Vc tem duas opções para se posicionar como um “não normal”. Estar acima ou abaixo da normalidade. Se abaixo, conforme-se: sua família deve estar colocando comida na sua boca e te transportando encoleirado a todo lugar que vc for. Se isso não está acontecendo, então, vc deve estar acima de um normal. Vc é um supra-normal, um multipotencial. Essa é sua posição.Boa sorte, aproveite.

      Responder

  2. O tópico que achei mais difícil de aplicar é o tempo, não tenho muita paciência de esperar, e o mais facil é do autoconhecimento, pois venho fazendo isso a algum tempo, estou feliz por esta aqui antes não tinha com quem conversar sobre isso, obrigada Renata.

    Responder

    1. Que bom, Darci! <3 Essa questão do tempo é difícil mesmo, mas vamos juntos!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *