Pensando em Empreender? Ser Multipotencial Pode te Ajudar

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sonha em ter o próprio negócio?

O desejo de realização é um dos grandes motivadores de quem busca uma nova forma de trabalho, mais autônoma e alinhada ao seu propósito.

Ser multipotencial pode ser um ponto positivo nessa jornada. Saiba como aproveitar seus talentos e interesses através do empreendedorismo.

O que é empreender?

Procurando a palavra “empreender” no Dicio, dicionário online contemporâneo, encontramos sinônimos como “experimentar”, “iniciar” e “tentar”. Se você se considera multipotencial elas já devem fazer parte do seu vocabulário diário.

Segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil chegou ao índice de 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total). Isto significa que cerca de 52 milhões de brasileiros tem algum tipo de negócio próprio.

Parte desse número se deve ao desemprego no país, que atinge cerca de 12,5 milhões de brasileiros segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e que estimula as pessoas a buscarem alternativas para o trabalho de carteira assinada.

Entretanto outros fatores podem estimular o empreendedorismo, como o desejo de ser dono de uma empresa, a realização de um sonho e a vontade de colocar em prática uma oportunidade de negócio. O profissional multipotencial tem grandes chances de se destacar nesse meio devido suas características, como veremos a seguir.

O perfil do empreendedor multipotencial

No curso “Eupreendedorismo: o futuro do emprego?” realizado na Casa do Saber em São Paulo, o professor Armando Lourenzo, Doutor em Administração e Mestre em Recursos Humanos pela FEA/USP, destaca que “ser empreendedor significa ter, acima de tudo, a necessidade de realizar coisas novas, pôr em prática ideias próprias, característica de personalidade e comportamento que nem sempre é fácil de se encontrar”.

Partindo deste ponto, quem é multipotencial já tem vantagens. Além do seu perfil explorador, devem ser destacadas a curiosidade, o prazer em aprender, e a criatividade em combinar diferentes interesses.

Um exemplo é o da contadora para criativos Mari Salles, que aplica seus conhecimentos acadêmicos de Contabilidade em consultorias para ajudar pessoas com dificuldade em lidar com o assunto.

Você já pensou em alguma oportunidade de combinar duas ou mais coisas que gosta de fazer em uma única atividade? Como seria? Caso tenha imaginado algo que não seja relacionado a abrir uma empresa, não se preocupe: existem outras formas de empreender.

Empreender na vida

Iniciar um negócio próprio não é o único caminho para quem tem espírito empreendedor. Podemos também encontrar os chamados “intraempreendedores”, pessoas que têm o olhar de dono e aplicam esta perspectiva nas empresas em que são colaboradoras.

Multipotenciais podem se destacar nesse aspecto se souberem aplicar seus conhecimentos e habilidades, como por exemplo:

  • Sugerindo ideias para uma outra área em que não atuam;
  • Pedindo para participar de novos projetos;
  • Buscando novas referências para a empresa;
  • Ajudando um colega a resolver um problema que não seja da sua área.

Se você é multipotencial e não pensa em empreender como forma de gerar renda, mas como hobby, imagine como pode apresentar novas ideias que promovam seus interesses e talentos.

Como disse o escritor Austin Kleon em seu livro Mostre o seu trabalho: “a melhor maneira de começar o caminho para mostrar o seu trabalho é pensar no que você gostaria de aprender e se comprometer a mostrar este aprendizado na frente dos outros”.

Seja criando um blog, uma banda, um perfil em uma rede social ou participando de um projeto social, empreender pode estimular diversas competências como planejamento, criação, negociação, análise e comunicação.

Se você já tem uma ideia do que gostaria de empreender, é importante ter em mente alguns desafios que pode encontrar pela frente, para se preparar melhor.

Como superar os desafios ao empreender

Fonte: Unsplash

O multipotencial que deseja empreender pode enfrentar alguns desafios pela frente. Mas calma! Vamos analisar juntos como lidar com cada um desses pontos, ok?

1. Dificuldade em decidir a área de atuação

Autoconhecimento é a chave. Para escolher entre tantos interesses e projetos, vale se questionar: quais minhas principais qualidades? O que tenho facilidade em fazer? O que gosto de fazer? Entre todas estas coisas, quais são as 2 ou 3 principais ou que posso usar agora?
A partir desse funil, fica mais fácil optar por qual caminho seguir.

Conheça o processo individual Multipotencialize-se, que vai te ajudar a desenvolver este autoconhecimento de forma rápida, com uma metodologia que funciona mesmo.

2. Receio de perder o interesse rápido

Por mais que esteja empolgado com uma ideia, antes de mergulhar de cabeça, faça um teste da maneira mais fácil e barata possível.
Pode ser através de um curso online e gratuito para aprofundar os conhecimentos, um trabalho como freelancer ou mesmo como voluntário. Depois dessa experiência você terá melhores condições para avaliar se é isso mesmo que deseja.

3. Falta de foco e planejamento

Se depois de testar sua ideia você decidiu continuar, agora é a hora de se organizar!
Criar um plano de negócios pode parecer chato e desnecessário para quem tem dificuldade em se concentrar numa tarefa, mas acredite: colocar tudo no papel antes de partir para a ação traz mais clareza para os possíveis desafios que surgem no caminho.
Qual seu objetivo ao abrir um negócio? Qual seu público? Qual sua previsão de produção? E de vendas? De quanto precisa para investir? Quanto tempo é necessário para começar?
Buscar essas respostas ajuda a descobrir a viabilidade do projeto e seguir com mais confiança e determinação.

4. Desconhecimento da área

Aqui vale explorar sua multipotencialidade: seja curioso, estude, busque informações.
O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece cursos, oficinas, consultoria e até um aplicativo que te ajuda a criar o Plano de Negócios de forma prática. Além disso o Sebrae publicou 350 ideias de negócios para empreender, reunindo pesquisas sobre o mercado e público de cada setor.
Vale fazer uma busca para ter mais informações, quem sabe sua ideia não está aqui?

 

E você, já pensou em empreender? Conta pra gente suas ideias e desafios nessa busca. Estamos aqui para ajudar você a desenvolver cada vez mais sua multipotencialidade no mundo!

 

Imagens: https://unsplash.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *