10 Ideias de Carreiras e Profissões para Multipotenciais

Tempo de leitura: 10 minutos

ideias de carreiras e profissões para multipotenciais
Crédito: Unsplash
Se você é como eu, a pergunta “o que você quer ser quando crescer?” já te assombrou ou ainda assombra.
Isso porque é impossível responder a ela de forma satisfatória para quem espera ouvir uma única resposta. Como responder apenas uma coisa se você gostaria de ser e fazer várias?
Para um multipotencial, é muito difícil escolher uma profissão e seguir com ela por toda a vida.
Mas existem algumas carreiras que podem ser boas e satisfatórias para pessoas multi talentosas. Pois elas permitem que você estude sobre vários assuntos, atue em diversas áreas e desenvolva muitas habilidades diferentes. Claro, você precisa ter interesse pela área e paixão pelas atividades que vai exercer. Mas há determinadas profissões que podem ser mais satisfatórias para generalistas.
Em nenhum momento procuro esgotar as possibilidades de carreiras para multipotenciais. E nem dizer que quem não possui as características citadas não pode se arriscar nessas profissões. O propósito deste artigo é dar ideias, sugestões e abrir sua mente para as possibilidades que estão ao redor e você, talvez, não esteja reconhecendo.
Então, aqui vão algumas ideias de profissões perfeitas para quem é generalista.

 

profissões para multipotenciais
Crédito: Unsplash
  1. EMPREENDEDOR

Empreender exige habilidades diversas, estudo, conhecimento e “se jogar”. Esse é um prato cheio para multipotenciais. Um empreendedor de sucesso precisa saber de tudo um pouco: negócios, marketing, vendas, finanças, entre outras coisas. Toda essa diversidade é onde o multipotencial prospera e, por isso, a profissão de empreendedor é muito interessante para generalistas.
Além de te dar liberdade para se desenvolver em diversas áreas de interesse, você ainda pode criar um negócio ao redor de todas ou de várias das suas paixões.
IDEAL PARA QUEM:
  • Quer criar valor para a sociedade
  • É inovador e não tem medo de arriscar
  • É proativo e perseverante
  • Está disposto a correr riscos
  1. JORNALISTA

O jornalista é um profissional generalista. Sua área de atuação pode abranger diversas temáticas e muitos assuntos. Se você seguir essa carreira terá acesso à pessoas, histórias, vivências e experiências novas e diferentes.  
O jornalismo envolve escrita, pesquisa de literatura, pesquisa de campo e entrevistas. Pode também envolver fotografia e produção audiovisual. Assim, é uma carreira na qual muitas habilidades podem ser desenvolvidas e muitas paixões podem ser encontradas.
IDEAL PARA QUEM:
  • Gosta de escrever
  • Tem interesse pela área de Comunicação
  • Gosta de produzir conteúdo para diferentes mídias
  • Se interessa por pesquisa
  • É comunicativo
  1. CONCIERGE

No grupo de facebook Multipotenciais do Brasil, o Ricardo Araújo Campos nos colocou a par de uma profissão muito interessante para quem é multipotencial: concierge.
O concierge é a pessoa que pesquisa sobre a cidade e indica tudo que o cliente pedir e necessitar: restaurantes, hoteis, shows. Segundo Ricardo, tudo que seja legal, lícito e que o cliente desejar, ele providencia. Inclusive já chegou a dar ideias para pedidos de casamento, aniversários, buscou revistas esgotadas e bolsas raras!
A profissão envolve idiomas, História, contato com diversas culturas e com qualquer lugar do planeta. Não existe muita rotina e, por tudo isso, pode ser o sonho de muitos multipotenciais. O concierge trabalha em hotéis, mas também pode trabalhar em empresas, como Ricardo.
IDEAL PARA QUEM:
  • Quer estar em contato com muitas pessoas
  • Gosta de pesquisar e encontrar soluções
  • Se interessa por línguas e culturas diversas
  • É curioso
  1. CONSULTOR

Consultor é o profissional que fornece consultas, atende demandas e busca soluções dentro de sua área de conhecimento para uma determinada empresa ou organização. A consultoria pode ser uma área boa para multipotenciais pois permite que o profissional esteja sempre em contato com muitas pessoas de diferentes áreas e com negócios em ramos diversos.
Quando está envolvido em um projeto, o consultor precisa se aprofundar sobre o negócio e o ramo que este está inserido. É preciso pesquisar e também estar em contato com quem conhece aquele negócio, em busca de experiências. Como se envolve em muitos projetos, esse profissional tem a oportunidade de vivenciar tudo isso em diversas empresas e áreas diferentes. Por isso, está sempre em contato com o novo, o que é o ideal para muitos multipotenciais.
Quem dá consultoria pode ser empreendedor ou trabalhar em uma empresa especializada.
IDEAL PARA QUEM:
  • É comunicativo
  • Se relaciona bem com diferentes tipos de personalidades
  • Tem interesse por negócios e ramos diversos
  • Gosta de buscar soluções e resolver problemas
  1. ATOR

O ator é um profissional que tem a oportunidade de viver várias vidas. E qual multipotencial já não desejou ter essa possibilidade?
Em cada projeto que embarca, o ator precisa estudar a fundo sobre seu personagem e, por muitas vezes, aprender novas habilidades para poder interpreta-lo. Essa forma de trabalho é atrativa para generalistas, pois dá a oportunidade de explorar muitas áreas de interesse.
Essa área profissional pode, ainda, te dar a possibilidade de viajar, seja para apresentar uma peça de teatro ou para gravar em uma locação distante.
IDEAL PARA QUEM:
  • Se interessa por Artes Cênicas
  • É expressivo e se comunica bem
  • Tem boa memória e boa voz
  • É sensível
  • Tem habilidade para interpretar textos
  1. RELAÇÕES PÚBLICAS

O profissional de Relações Públicas trabalha construindo e preservando a imagem de empresas e promovendo seus produtos. Ele elabora projetos de comunicação, tanto internos, quando para o público externo. Também pode trabalhar com análise de mercado, marketing e assessoria de imprensa.
Se você seguir essa carreira, terá oportunidade de realizar atividades diferentes como planejamento, pesquisa, produção de textos e imagens e produção de conteúdo audiovisual. Como a profissão oferece diversas possibilidades e uma boa diversidade de atividades, pode ser interessante para quem é multipotencial e se interessa por Comunicação.
IDEAL PARA QUEM:
  • Tem interesse pela área de Comunicação
  • É criativo
  • Gosta de trabalhar em ambientes corporativos
  • Tem capacidade de comunicação e convencimento
  1. ESCRITOR/ REDATOR/ ROTEIRISTA FREELANCER

Profissões ligadas à escrita e à criatividade podem te dar a oportunidade de pesquisar e escrever sobre uma variedade bem grande de assuntos. É preciso abordar e se aprofundar em temas específicos.
Mas como esses profissionais produzem por projetos, depois que o trabalho está concluído, eles podem seguir para o próximo, onde irão abordar e se aprofundar sobre novos assuntos.
Ser escritor, redator ou roteirista são boas opções para generalistas pois trazem a oportunidade de estar em contato com ambientes, pessoas e temas diferentes. E a única especialização necessária para isso é ser bom com a comunicação escrita e ser criativo.
IDEAL PARA QUEM:
  • É criativo
  • Gosta de escrever
  • Não quer trabalhar em ambientes corporativos
  • Procura liberdade para criar seus próprios horários e rotina de trabalho
  1. RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ INTERNACIONALISTA

Se você estudar Relações Internacionais, irá se aprofundar em temas diversos como Política, Antropologia, Sociologia, História, entre muitas outros.
Falo dessa área por experiência própria, sou internacionalista e garanto que é um curso perfeito para quem é generalista e quer aprender de tudo um pouco. Aprende-se mesmo sobre uma infinidade de assuntos e sua capacidade de análise e problematização fica bastante aguçada.
Porém, esse curso é ideal para quem quer seguir carreira acadêmica ou trabalhar com diplomacia. Minha opinião pessoal é de que o curso não é a melhor porta de entrada para trabalhar em empresas, pois ainda não é uma profissão consolidada nesse tipo de mercado. Mas se a vida acadêmica e o estudo de múltiplas áreas é o que te atrai, essa pode ser a profissão ideal para você.
IDEAL PARA QUEM:
  • Quer aprender sobre diversas matérias de Humanas
  • Gosta de política
  • Ama estudar teorias e História
  • Gosta da área acadêmica
  1. ANALISTA DE REQUISITOS DE SOFTWARES

A profissão de analista de requisitos é uma das mais generalistas na área de TI. Ele é o profissional que conversa sobre o projeto com o cliente e leva todo o escopo para a equipe de desenvolvimento. O analista precisa se comunicar bem, ter empatia para entender o que o cliente quer e o conhecimento para prever possíveis erros e dar ideias que poderiam se adequar melhor ao software.
Se você é multipotencial e se interessa por programação e tecnologia, mas não quer se especializar em linguagens para desenvolvimento, essa pode ser a profissão que procura.
O analista de requisitos lida com muitas empresas e clientes em ambientes variados. Pode estar em contato com qualquer tipo de negócio, desde uma empresa de transporte até uma agência de modelos. E sempre vai aprender um pouco sobre cada uma delas.
IDEAL PARA QUEM:
  • Se comunica bem
  • Tem conhecimentos técnicos de programação (não é necessário ser um expert)
  • Sabe analisar muito bem situações e identificar problemas
  • Tem empatia
  • É analítico e organizado
  1. ADMINISTRADOR

Administração é uma ótima área de estudo para generalistas. Você adquire certas habilidades e, no mercado de trabalho, tem a oportunidade de deslocar-se por diversas áreas. Um profissional de administração pode trabalhar com Marketing, Finanças ou Recursos Humanos, por exemplo.
Além dessa mobilidade interna dentro das organizações, há a mobilidade por diversos ramos empresariais. Não existe muita restrição para mudar de ramo de empresa, assim, você pode aprender tudo sobre a indústria farmacêutica e depois trabalhar em um banco, sem muita rejeição do mercado.
É por isso que a área de Administração é bastante procurada por multipotenciais. E é possível sim fazer uma carreira nessa área atuando em ramos empresariais diferentes, aprendendo sobre assuntos novos e desenvolvendo sempre habilidades diversas.
IDEAL PARA QUEM:
  • Gosta de trabalhar no ambiente corporativo
  • Tem interesse por negócios
  • É um bom líder
  • Tem boa comunicação
  • Gosta de trabalhar em equipe e sabe lidar com diferentes tipos de personalidades

 

carreiras para multipotenciais
Crédito: Unsplash
Para ser um multipotencial bem sucedido e realizado, não é essencial que você encontre uma única carreira ou profissão e atue nessa área sua vida toda. Seguir realizando os projetos que gosta paralelamente também é um ótimo caminho. E mudar e começar em uma nova profissão é sempre possível.
Mas esses são exemplos de carreiras que podem ser interessantes e desafiadoras para pessoas multi talentosas e multipotenciais.
O mais importante é se conhecer bem e profundamente. Saber dos seus valores, talentos, paixões e o que é sucesso para você. Assim, fica fácil traçar um caminho, mesmo que você vá mudar a rota mais de uma vez. 
Aproveite sua facilidade em aprender e iniciar novos projetos e explore o máximo que puder. Tudo que gosta e todos os seus talentos. Assim, fica mais fácil saber o que quer e visualizar o caminho e o destino que quer alcançar.
Obrigada a toda à comunidade Multipotenciais do Brasil pela ajuda com este artigo! Vocês são sensacionais! E se você ainda não faz parte, junte-se a nós!
E você, concorda que essas são boas profissões para multipotenciais? Acrescentaria outra? Nos conte nos comentários!
__________
Inscreva-se no Mini Curso de Boas Vindas do Multipotenciais do Brasil! Você vai descobrir como Harry Potter, roteiros, clones, filmes e cisnes vão te ajudar a ter mais clareza, confiança e mostrar sua essência para o mundo. Nesse curso por e-mail você recebe conteúdo exclusivo 100% gratuito e exercícios práticos editáveis. Vem!

Salvar

6 Comentários


  1. Acrescentaria a profissão de publicitário, possui um leque variado de possibilidades. Pode-se trabalhar na área de fotografia, marketing, produção audiovisual, redator, design gráfico, enfim como a Rafa Cappai diz você pode ser um canivete suíço literalmente.

    Responder

      1. Eu também citaria a profissão de designer gráfico. Ele tem que saber de animação, marketing, publicidade, desenho e entre outros.

        Responder

        1. Legal, Luiz Paulo, tem razão! Obrigada por compartilhar 🙂

          Responder

  2. Arquitetura
    A gente tem que conhecer de tudo um pouco além de projetar para diversos setores diferentes. Pra isso temos que nos envolver para desenvolver um trabalho que atinja asnecesdidades e expectativas do cliente…. normalmente temos alguns projetos dentarão do escritório que em nada se parecem uns comia outros….
    Eu acho a profissão de Arquiteto multipotencialidade alem de multifuncional.

    Responder

    1. Oi Selma!
      Que legal, realmente é super multipotencial e multifuncional.
      Obrigada por compartilhar com aqueles que ainda estão em dúvida de qual profissão seguir!
      Abraço 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *