Não Perca Mais Tempo! 21 Ideias Para Desenvolver a Multipotencialidade (e Entrar Em Ação)

Tempo de leitura: 7 minutos

O Multipotenciais do Brasil também é um grupo e uma comunidade linda no facebook. Quer trocar ideias com outros multipotenciais e ter acesso à uma curadoria de conteúdos super legais? Junte-se a nós, clicando aqui.

Ação multipotencialQuando a gente se descobre multipotencial, a primeira reação é: “Ufa, não tem nada de errado comigo!”. Você se sente entendido, vê que não está sozinho e muitas coisas passam a fazer sentido. Aí vem a segunda reação: “E agora, o que fazer com isso que descobri?”
O conhecimento é muito importante. Quanto mais estudamos e descobrimos sobre o mundo e as infinitas possibilidades que existem, mais munição temos para materializar a vida que queremos viver.
Por outro lado, para ter resultados reais, o que importa mesmo é a ação. Não adianta ter informações e não colocar nada em prática. Não adianta saber e não fazer. Não adianta pegar conhecimentos valiosos e deixar tudo enterrado sem nunca ver a luz do dia. Porque, sim, entrar em ação vai trazer um desconforto inicial.
Então, se você descobrir sobre multipotencialidade e não fizer nada em relação a isso, vai continuar:
  • Sentindo que precisa focar em uma coisa só para ter “sucesso” na vida profissional;
  • Tendo dificuldade para fazer escolhas;
  • Começando e não terminando projetos;
  • Em uma eterna luta para se encaixar em moldes que não funcionam pra você.
Tudo isso é horrível e você não precisa viver desse jeito! Existem formas de pensar e agir que vão te ajudar a sair desse sofrimento. Sei disso porque já estive aí e encontrei a saída. E meu trabalho é criar conteúdos, estudar e direcionar cada vez mais pessoas para essa mesma saída.
O grande segredo é que não é preciso mudar radicalmente de um dia para o outro para sair desse lugar de sofrimento. Muito pelo contrário, o principal é focar em pequenos passos, um de cada vez. As pequenas ações, com consistência, são a chave para transformar essa sua identificação como multipotencial em uma vida que reflita quem você realmente é.
Por isso, reuni 21 ideias para canalizar sua paixão por muitas coisas diferentes, sua curiosidade e criatividade. Algumas dicas podem parecer pequenas, ou simples demais. Mas que tal testar 3 delas (pra começar!) e sentir o poder que a simplicidade tem de mudar nossas vidas?
1 – Pesquise sobre as coisas que gosta. Faça uma lista de tudo que gostaria de fazer ou já faz e procure possibilidades para aplicar tudo isso em projetos, hobbies ou profissionalmente.
2 – Pesquise e leia sobre o que outras pessoas estão fazendo para ganhar dinheiro dentro dos assuntos que você gosta e suas áreas de interesse.
3 – Converse com pessoas que você acha que têm vidas interessantes e fazem muitas coisas para perguntar como elas chegaram lá. Essas pessoas podem ser conhecidos seus ou pessoas que você acompanha online. Use o poder das redes sociais a seu favor!
4 – Não fique só lendo e absorvendo informações, coloque o que aprendeu em prática. Um dica para fazer isso é: depois de ler um livro, escolha uma ação para colocar em prática um dos aprendizados que ele trouxe. Essas ações podem ser que pode fazer para ser conversar com alguém, mandar um e-mail, buscar um voluntariado, criar um projeto… use a criatividade!
5 – Antes de se comprometer com um curso ou projeto de longo prazo, encontre uma forma de testar aquilo. Por exemplo, antes de uma pós-graduação, faça um curso de dois dias na área que está pensando em se aprofundar.
6 – Pratique o mindset experimentativo
7 – Comece a escrever sobre o que gosta e o que não gosta. Coloque no papel seus planos loucos e as vidas que gostaria de ter. Além de tirar as ideias da cabeça e começar a vê-las de forma mais objetiva, você vai perceber padrões e gerar mais clareza sobre o que quer.
8 – Comece um projeto, como escrever sobre um assunto, dar uma palestra, conectar pessoas diferentes, criar algo (como um quadro, uma imagem gráfica, um artesanato).
9 – Busque inspiração em outros multipotenciais
10 – Planeje o que pretende aprender, pesquisar e realizar nos próximos 3 meses (ou no próximo ano!) 
11 – Organize suas referências. Ao invés de 76 links no e-mail, nos favoritos e nos posts salvos do facebook, busque uma ferramenta para juntar tudo em um lugar só. Evernote é uma ótima ferramenta para isso. Eu também uso o Pinterest.
12 – Anote e divida seus interesses em áreas. Como continuidade da ideia anterior, classifique seus links (além de livros e referências) dentro de cada uma dessas áreas. Quando você estiver com vontade de ler ou saber mais sobre seu interesse X, vai estar tudo organizado e separado. Ou quando você se encontrar em uma chuva de links e pesquisas de Wikipedia que começaram em Y e foram parar em Z, você vai ter como guardar algumas coisas para depois.
13 – Se ofereça para fazer algo que gosta de graça para alguém. Pode ser uma ONG, um amigo, um familiar. Assim, você testa, explora sua habilidade e ainda analisa se realmente quer se aprofundar naquilo.
14 – Divida suas dificuldades com pessoas que te entendem, passam ou já passaram pelo mesmo que você. Você pode começar pelo grupo de facebook do Multipotenciais do Brasil.
15 – Crie possíveis CVs para cada uma das áreas e trabalhos que te interessam. Você vai refletir sobre que profissões gostaria de ter, o que já tem a oferecer naquela função e o que ainda precisa desenvolver.
16 – Crie uma lista de sonhos. Não é para ser realista, mas para pensar em tudo que você gostaria de fazer, aprender e ser.
17 – Comece a meditar. Esse simples hábito diário vai te ajudar a ter mais foco, calma, diminuir a ansiedade e ter um maior controle sobre seus pensamentos.
18 – Faça uma lista de tudo que já fez. Mesmo que não tenha finalizado algumas delas da forma como imaginou inicialmente. Depois, analise o que te chamou atenção para começar cada uma dessas coisas.
19 – Faça uma lista de tudo que não gostaria de fazer. Tudo que menos te interessa, coloque nessa lista. E aí escreva do lado o porquê de não gostar daquilo. Pode ser que você encontre padrões nas coisas que não gosta e, aí, perceba que o que gosta é oposto. Voilá! Mais clareza para sua vida e futuras escolhas.
20 – Comece a trabalhar dentro de si a autonomia para ligar menos para o que as outras pessoas pensam e confiar mais no seu taco. Esse artigo que traduzi é um bom começo! 
21 – Se você entende inglês, leia o livro Refuse to Choose
Bônus – Conheça o curso online “Escolha Ser Tudo – O Guia Definitivo do Multipotencial”. Com esse material de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, você vai repensar e reorganizar sua vida e carreira. Sempre sob a perspectiva multipotencial de que não é preciso ser e fazer uma coisa só para ser um ótimo profissional, você vai descobrir tudo que precisa para ter sucesso nos seus próprios termos. 

Leia também: “Você Ainda Está Lutando Por Ser Multipotencial?”

Não, não é fácil. Sei que pode parecer quase impossível sair da inércia e fazer algo completamente diferente do que está acostumado. Mas se você quer ser um generalista que se sente completo, que explora o que gosta, tem resultados e é um profissional incrível, precisa fazer o que nem todo mundo faz. Coloque essas ações em prática. Você vai ver como um mundo de possibilidades vai se abrir!

2 Comentários


  1. Tenho 54 anos e gostaria muito de seguir este programa principalmente na área mas de organização pessoal ponho a culpa no tempo

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *