Atitude Multi: O Que É e Como Desenvolver no Dia a Dia

Tempo de leitura: 4 minutos

Mesmo que você não se identifique como multipotencial, desenvolver uma atitude multi pode ajudar a se adaptar às mudanças e novos contextos. 

Mas o que é essa tal de atitude multi? 

Uma das principais características do multipotencial é a curiosidade. A vontade de explorar novos assuntos pode ser a chave para abrir oportunidades, como novos trabalhos e até relacionamentos.

Sabe quando você é convidado para uma festa e conhece só o aniversariante? Antes de dizer não – ou dar uma desculpa para não ir – que tal arriscar e ver o que acontece? Uma atitude multipotencial nesse caso seria ir, mesmo sem companhia, a fim de se conectar com as pessoas e se mostrar aberto e disponível para o novo.

atitude multi
Fonte: Unsplash

Como desenvolver uma atitude multi?

De que maneira podemos nos sentir mais multipotenciais?
Vamos buscar alguns exemplos na Arte e na Escrita para pensar em como desenvolver essa forma de pensar e agir no mundo:

Alma Renascentista

Leonardo Da Vinci se destacou como pintor, engenheiro, cientista, matemático, inventor, arquiteto e uma porção de outras coisas que não caberiam aqui. Você não precisa ser um gênio renascentista, mas vale refletir sobre o perfil criativo deste artista que tinha como filosofia de vida a frase: “a experiência é minha mestra”.

Da Vinci nos inspira a não nos acomodarmos em apenas uma área, enfrentar o frio na barriga de ser um iniciante e gerar inovação através de combinações inusitadas.

Para quem tiver a oportunidade vale conferir a exposição “Leonardo Da Vinci – 500 anos de um gênio” até 01 de março de 2020, em um novo espaço gerido pelo Museu da Imagem e do Som, o MIS Experience, localizado no bairro da Água Branca, em São Paulo. Além de conhecer sua história, a visita proporciona um estilo diferente de exposição, mais moderna e conectada com os dias atuais – tá aí outro exercício de atitude multi!

Aprenda com Alice

Já no livro “Atitude Empreendedora – descubra com Alice o seu País das Maravilhas”, Mara Sampaio faz um paralelo da personagem mais conhecida de Lewis Carroll, com o perfil de quem deseja empreender.

Nas palavras da autora, “atitude empreendedora é a predisposição para agir de forma inovadora e criativa no seu ambiente, gerando valor para si e para a comunidade”, e ressalta ainda que esta atitude é da pessoa que:

– Acredita na própria capacidade de ser protagonista.
– Valoriza as mudanças.
– É flexível e aberta a tudo que é novo e diferente.
– Prioriza o futuro, o desconhecido.
– Acredita que é capaz de produzir a própria realidade.

Nesse sentido a atitude empreendedora tem muito a ver com a atitude multipotencial. A base está na curiosidade e na abertura para o novo.

No início da obra original, Alice vê um Coelho Branco passar à sua frente apressado. Curiosa, ela segue o animal e assim começa a grande aventura de Alice no País das Maravilhas, num mundo mágico que mistura fantasia e realidade.

Podemos dizer que a atitude multipotencial de seguir o Coelho Branco simboliza aproveitar as oportunidades que surgem, descobrir novos lugares, ter encontros inusitados e questionar suas certezas.

Seja um eterno aprendiz

O conceito de lifelong learning traz à tona a importância de continuar aprendendo sempre, reforçando o aprendizado ao longo da vida. Por vezes relacionado ao ambiente corporativo, vale salientar que o termo busca a educação continuada em qualquer âmbito – profissional e pessoal.

Dessa forma, a atitude multi de buscar novos conhecimentos, relacionar ideias diferentes, está intimamente ligada à ser um “lifelong learner”, uma competência que será cada vez mais desejada nas organizações.

Se você chegou até aqui e está na dúvida se tem mais do que atitudes multi, recomendo ler este artigo sobre os 13 sinais de aviso que você é multipotencial.

Ideias para praticar atitudes multipotenciais

Selecionamos 12 ideias para você praticar ao menos uma atitude multi por mês em 2020. Se animar, escolha alguma e realize agora!

1. Visitar um lugar novo no fim de semana;
2. Testar uma receita na cozinha;
3. Descobrir um caminho diferente para o trabalho;
4. Aprender um idioma ou assunto de seu interesse;
5. Fazer algo inédito no dia do seu aniversário;
6. Aceitar um convite para um evento que não costumaria aceitar;
7. Experimentar um prato diferente no restaurante que frequenta;
8. Combinar 2 de seus interesses e montar um mini projeto;
9. Puxar conversa com pessoas que não conhece no próximo evento que você for;
10. Voluntariar-se em uma causa;
11. Apresentar amigos seus que não se conhecem;
12. Postar nas redes sociais algo interessante que a maioria das pessoas não conhece sobre você.

Essas foram algumas ideias sobre o que é e como desenvolver uma atitude multipotencial no seu dia a dia. Adoraríamos saber qual foi a última vez que você teve uma atitude multi. Compartilhe aqui nos comentários.

Imagens: https://unsplash.com/

3 Comentários

  1. Avatar

    Oi Renata!

    Obrigada pela oportunidade! Vou responder à sua pergunta para fazer o exercício de me confrontar.

    Eu estou: repensando a Home do meu site como tradutora; cuidando da nova área exclusiva para membros; fazendo novas parcerias; repensando minha atuação nas redes sociais; procurando colocar em prática o que aprendi nos cursos de Copywriting que fiz (não me identifico com o estilão copy, mas alguns ensinamentos são muito enriquecedores); abrindo caminhos no mercado de criação de textos; e também cuidando da saúde porque levei um susto no início de janeiro.

    Um forte abraço para você e para todos os Multis

    Responder
    1. Avatar

      Oi Solange!
      Que legal, obrigada por compartilhar 🙂
      Boa sorte em todas essas empreitadas e que o ano de 2020 te traga muitas experiências boas e realização.
      Um abraço

      Responder
  2. Thaís Gurgel

    Oi Solange, obrigada por compartilhar um pouco da sua trajetória com a gente!
    Quando escrevemos parece que tudo se torna ainda mais claro, não é mesmo? Desejo boas energias para os seus projetos e muita atitude multi para crescer ainda mais.
    Um beijo!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *