5 Maneiras de Ganhar Dinheiro Sendo Multipotencial (Sem Abrir Mão da Sua Essência e Personalidade)

Tempo de leitura: 10 minutos

5 maneiras de ganhar dinheiro como multipotencial
Crédito: Unsplash
“O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele”
Gustave Flaubert
Você já se pegou pensando em como não fica satisfeito com nenhum emprego ou curso e está sempre pulando de galho em galho em busca de uma satisfação profissional que não vem? Pensando no futuro e fazendo previsões catastróficas?
Coisas como “nunca vou me destacar e ser bem sucedido porque não consigo me especializar em nada” ou “se depender de fazer as coisas que gosto, eu e minha família vamos morrer de fome” ou “como ganhar dinheiro e sobreviver tendo essa personalidade?”.
As questões profissionais e financeiras são as que geram mais incerteza, ansiedade e frustração para multipotenciais. Mas é possível ganhar dinheiro, sobreviver em um mundo capitalista e, ao mesmo tempo, explorar suas paixões, interesses e talentos.
Neste artigo, você vai ler sobre algumas formas de fazer isso.

 

como ganhar dinheiro
Crédito: Unsplash
Antes, algumas considerações importantes sobre dinheiro:

1 – Dinheiro não é igual a sucesso

Sucesso é um conceito relativo que tratamos como objetivo. Apesar do que absorvemos culturalmente, dinheiro, status e fama não são sinônimos de sucesso. E é importante refletir sobre o que é sucesso para você. Ele pode incluir dinheiro, mas a quantidade varia de pessoa para pessoa.
Você pode estar satisfeito tendo um apartamento próprio para morar. Já para seu colega, pode ser que ser bem sucedido financeiramente signifique ter mais de um carro, um iate e casa na praia. Outro amigo pode achar que sucesso é viajar o mundo.
Ou seja, dinheiro não é o único fator de sucesso que existe. Cada um tem suas necessidades, sonhos e valores. Satisfação pessoal, ter tempo para quem ama, ajudar as pessoas e impacto podem ser importantes elementos dependendo de quem está considerando o sucesso.

2 – Temos muitas crenças limitantes relacionadas ao dinheiro

Crenças limitantes são verdades nas quais você acredita de forma inconsciente, devido à situações que aconteceram em sua vida. Normalmente, elas são adquiridas na infância, quando não temos ainda recursos emocionais para processar o que é dito e as situações que presenciamos.
Por exemplo, se sua avó sempre dizia que “dinheiro não dá em árvore”, grandes são as chances de você estar levando essa verdade dentro de si. E, assim, acreditando inconscientemente que não é fácil ganhar dinheiro. O que gera situações reais que comprovam essa crença.
Por isso, pense em tudo que você já ouviu sobre dinheiro, principalmente quando criança, e escreva em um papel. Como essas crenças podem estar afetando sua vida atual?

3 – É importante ressignificar

Depois que identificar quais são as crenças que estão prejudicando sua vida financeira e quais histórias conta para você mesmo quando o assunto é dinheiro, é preciso ressignificar tudo isso. Ou seja, transformar esses pensamentos em algo positivo ou mesmo deixar de dar importância a eles de forma consciente.
Ressignificar é atribuir um novo significado a acontecimentos passados, é desconstruir crenças e histórias e pensar nelas por outro ângulo.
Você escolhe pensar que ser demitido foi uma injustiça e arruinou sua carreira. Você também escolhe considerar um acontecimento como esse, que já aconteceu e não pode ser mudado, como oportunidade para repensar e fazer uma transição profissional. Qual dos dois pensamentos vai fazer melhor para você?

 

Então como ganhar dinheiro e sobreviver sendo multipotencial?
Crédito: Unsplash
Obviamente, você quer ganhar dinheiro para sobreviver e poder ter os bens e experiências que são importantes para você. Mas, ao mesmo tempo, tem muitos interesses, paixões e talentos que não quer deixar para trás. Então, como estar em contato com sua essência e personalidade e também ter um emprego que pague as contas no final do mês?
A empreendedora, escritora e coach Emilie Wapnick diz que, para ser feliz, um multipotencial precisa de:
  • Variedade (a quantidade depende dos gostos e interesses de cada um)
  • Sentido (é o propósito, sentimento de estar fazendo diferença no mundo)
  • Dinheiro (a quantidade também depende de cada um, suas necessidades físicas e psicológicas)
Então, aqui vão 5 possibilidades para incorporar variedade e sentido em sua vida, enquanto ganha dinheiro.

#1 – EMPREENDER

Já que você tem muitos interesses e ideias, uma boa alternativa é “criar” o trabalho ideal para você. Criar um negócio em volta de suas paixões.
Para fazer isso, é preciso buscar uma forma de gerar valor para as pessoas e para o mundo, partindo dos seus talentos, áreas de interesse e do que gosta de fazer. Ao entregar valor para outras pessoas, você começará a ser pago por isso. Ou seja, vai ganhar dinheiro expressando sua personalidade no mundo.
A multipotencialidade é uma grande amiga dos empreendedores. Para começar e ser bem sucedido na jornada do empreendedorismo, é preciso estudar, pesquisar, adquirir novas habilidades e fazer de tudo um pouco, o que, para multipotenciais, é natural e estimulante.

#2 – TRABALHAR EM STARTUPS OU EMPRESAS PEQUENAS

Empresas startups ou pequenas permitem uma maior liberdade ao funcionário. Devido ao número menor de pessoas e às áreas dentro da empresa não serem totalmente distintas e isoladas, você pode ter a chance de atuar em tarefas diferentes e aprender sobre muitos assuntos.
Una isso a trabalhar em uma empresa que possua os mesmos valores que você, que tenha uma visão da qual você compartilhe e que permita seu desenvolvimento pessoal e profissional, e você tem a receita para um multipotencial satisfeito e realizado.

 

Trabalhos para pessoas multipotenciais
Crédito: Unsplash

#3 – TER UMA PROFISSÃO GENERALISTA

Outra forma de ganhar dinheiro sendo multipotencial, é seguindo carreiras e profissões generalistas. Você pode se inspirar aqui com 10 ideias de carreiras e profissões para multipotenciais. O que elas têm em comum é que abrangem muitas atividades e áreas e, dentro delas, é possível desenvolver diversos talentos e habilidades.
É o que a Barbara Sher chama de carreira guarda-chuva, aquela que abre possibilidades e caminhos bem diferentes para quem está na área. Você pode ir mudando de foco dentro da profissão, o que vai trazer a variedade que todo multipotencial precisa para se sentir satisfeito.
Por exemplo, se você trabalha como jornalista de Economia, pode fazer a transição para o jornalismo cultural. Ou, se você trabalha com Administração em uma empresa de cosméticos, pode buscar uma oportunidade na área de tecnologia. Dentro de profissões generalistas, é mais fácil fazer uma transição de carreira quando surgem novos interesses.

#4 – TRABALHAR EM DOIS OU MAIS PROJETOS AO MESMO TEMPO

Se você precisa de muita variedade no seu dia a dia para se sentir bem, essa é uma boa alternativa. Você pode estar em dois ou mais empregos ou projetos ao mesmo tempo e alternar seus esforços entre eles.
Você pode ser advogado, mas também começar uma ONG que busca conscientizar crianças e adolescentes sobre reciclagem. Pode dar aula de piano e também ser designer gráfico. As opções são infinitas e dependem dos seus interesses.
Seguindo essa linha de pensamento, outra alternativa é buscar trabalhos como freelancer. Quais habilidades e conhecimentos você já possui podem agregar valor para outras pessoas? A partir dessa resposta, busque projetos nos quais você possa contribuir com seus talentos e que tenham a ver com seus interesses. O tédio vai passar longe da sua rotina.
Você pode começar sua busca por clientes aqui ou aqui!

 

pessoas multipotenciais
Crédito: Unsplash

#5 – TER UM TRABALHO DE SOBREVIVÊNCIA

Sim, isso mesmo, busque ou continue em um trabalho com o único objetivo de pagar suas contas.
O conceito de “good enough job” (algo como trabalho suficiente ou bom o bastante) foi formulado por Barbara Sher em seu livro sobre scanners. Enquanto isso, Emilie Wapnick fala sobre o “Einsten approach” (método ou abordagem de Einsten). O nome é devido ao trabalho que Albert Einsten manteve por muitos anos, avaliando patentes. Era um trabalho estável, que pagava as contas e permitia que ele tivesse tempo e energia para trabalhar em suas descobertas.
Nos dois casos, a ideia é a mesma: ter um trabalho que pague as contas e explorar seus interesses, paixões e talentos em seu tempo livre. Por isso, um bom trabalho de sobrevivência não deve tomar muito tempo ou energia criativa. Ele também não pode ser desagradável a ponto de acabar com seu humor. Deve pagar bem e fornecer estabilidade financeira.
O trabalho de sobrevivência pode ser um emprego público que não tome o dia todo ou um trabalho freelance, entre muitas outras possibilidades. O que importa é que você tenha tempo e energia para fazer o que gosta e criar projetos paralelos.
Ele não é o trabalho dos seus sonhos, mas vai financiar seus sonhos e projetos. E também é uma boa alternativa para se sustentar em um período de transição. Enquanto estiver criando seu negócio, estudando para trabalhar em outra área ou buscando formas alternativas de renda.

BÔNUS – FAZER O QUE AMA POR PRAZER E NÃO POR DINHEIRO

Pense na possibilidade de suas paixões e interesses não precisarem gerar dinheiro, pelo menos no começo. Você pode explorar o que gosta apenas pelo prazer e felicidade que vai sentir. Temos a mentalidade de que tudo que fazemos deve ser transformado em uma carreira, mas isso não é essencial, principalmente para multipotenciais, como a própria Barbara Sher afirma.
Se você gosta de música, pode aprender a tocar violão e tocar em festas de família. Não é preciso ter uma banda e apenas fazer apresentações pagas. Isso pode acontecer eventualmente, conforme você desenvolve suas habilidades, mas não é necessário forçar para que aconteça desde o início. E, principalmente, não é preciso esperar que essa paixão dê dinheiro para começar a fazer o que ama.
Enquanto o que você gosta de fazer não gera dinheiro, você pode ter um trabalho de sobrevivência, trabalhar em uma profissão generalista ou ser freelancer. Só não deixe para fazer o que ama apenas quando isso puder trazer um retorno financeiro. Faça agora!

 

multipotenciais
Crédito: Unsplash
E você, o que achou dessas maneiras de ganhar dinheiro sendo multipotencial? Tem outras ideias?
__________
Inscreva-se no Mini Curso de Boas Vindas do Multipotenciais do Brasil! Você vai descobrir como Harry Potter, roteiros, clones, filmes e cisnes vão te ajudar a ter mais clareza, confiança e mostrar sua essência para o mundo. Nesse curso por e-mail você recebe conteúdo exclusivo 100% gratuito e exercícios práticos editáveis. Vem!
__________
Referências:
Refuse to Choose!
Detox de Dinheiro
Should Your Dream Make Money?
http://puttylike.com/category/renaissance-business/
http://puttylike.com/how-do-you-make-money-as-a-multipotentialite-and-im-looking-for-case-studies-for-my-book/
http://renatalapetina.com/5_coisas_sobre_dinheiro/

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

10 Comentários


    1. Oi Cecília,
      Que bom que gostou 😀 Espero que continue gostando do conteúdo do blog.
      Abraço!

      Responder

  1. Cara Puta que Pariu que artigo Fodástico que vai ao encontro ´há um monte de baboseiras que andam falando por ai…. Inclusive estou nesse processo de me estabelecer num trampo com características Einsten afim de em paralelo fazer acontecer em outros projetos…. Até quem enfim algo que me respaldasse na forma que sou…..Parabéns e gratidão!

    Responder

    1. Oi Eric,
      Que bom que curtiu o artigo!
      Te desejo sucesso no seu processo e espero que continue acompanhando o blog. O objetivo é produzir artigos cada vez melhores 🙂
      Abraço!

      Responder

  2. Renata, curti muito seu texto! No meu caso, sou o tipo de pessoa que busco o trabalho de sobrevivência para garantir o pagamento das contas e assim paralelamente ir buscando as minhas paixões!

    Porém apesar de não ser impossível achar esse trabalho de sobrevivência, confesso que está um pouco difícil. Pois percebo que há poucos postos de trabalho com horários e condições flexíveis. A maioria dos empregos atualmente exigem muito de você, são muitos estressantes e ainda pagam pouco. Quando eu digo exigir, isso inclui trabalho com carga horária de 8 horas ou mais e até finais de semana em alguns casos. No meu último emprego, eu sempre saía depois das 18h, entrando as 7:30h, além de fazer trabalhos extras também aos finais de semana! Quando fui desligada, senti um alívio! E isso por que eu trabalhava num setor de RH que de HUMANO não tinha nada.

    Enfim…a luta continua rss O importante é não desistir!!

    Abraços
    FernandaF

    Responder

    1. Oi, Fernanda!
      Que bom que curtiu 🙂
      Sim, concordo com você, estabelecer um trabalho de sobrevivência não é uma tarefa fácil. Você já tentou buscar algo como freelancer ou pensou em empreender?
      Sempre lutando!
      Abraços

      Responder

  3. Renata, parabens.
    São tantas coisas para comentar e agradecer pelos textos ressonantes que nei sei por onde começar rs… De fato, é muito bom saber que NÃO somos um grau sadio da esquizofrenia rs… e muito melhor ainda que não estamos sozinhos quando achamos que somos fracassados ou não conquistamos nada ou quase nada simplesmente por ter a coragem de se desligar de um projeto que, para nós, virou processo. Pular de galho em galho tem seu preço também. Creio que nós multipotenciais somos o retrato perfeito da frase :”a dor e a delicia de ser o que se é?
    Com 35 anos enfim ficou claro que o valor principal que me move é liberdade para novas situacoes, configuracoes, descobertas, movimentos etc.. Claro que este tempo todo a angustia, frustracao, des(construção) de patrimonio, a duvida, o desejo retornável de “achar um sentido, um caminho, uma carreira” e tudo o mais que nos fere como multipot. foram o preço a se pagar. O tempo tbm nos dá a serenidade e o autoconhecimento para amenizar conflitos internos (que nâo somem, mas deixam de ser um monstro que as vezes reaparecem).
    As vezes penso se serei um eterno iniciante, pois nunca tive uma carreira (“strictu sensu”). Tive experiências..que mais parecem projetos (empolgacao,apogeu e desligamentos sempre pedidos por mim).
    Como disse são tantas coisas para dizer rs..
    vou acompanha-la. Gostei muito.
    É bom saber que somos “perdidos” coletivos e não sozinhos… rs
    E você: como foi ate descobrir-se multipotencial? E como transforma suas paixoes em sobrevivencia e plataforma de lancamento de novos rumos e vontades?

    Responder

    1. Gustavo, obrigada pelo seu depoimento!

      Sim, fica aqui com a gente que ainda teremos muitas discussões sobre multipotencialidade e novas formas de superar nossos desafios como multipotenciais.

      Estudei Relações Internacionais, trabalhei com comércio exterior, em bancos de investimento e já rolou muita indecisão, frustração e projetos que nunca saíram do papel para chegar até aqui. E isso é bem normal e serviu de aprendizado.

      Hoje, acredito que consigo transformar minhas paixões em sobrevivência através do autoconhecimento, experimentação e da ação!
      Sempre mantendo o mindset de que posso explorar outras coisas, ter projetos paralelos e de que não preciso continuar com algo que não faz mais sentido. Minha grande paixão atual (já faz um bom tempo) é trabalhar com multipotenciais e ajudá-los em sua caminhada, que por muitas vezes é bem parecida com a minha 🙂

      Boa sorte e estamos juntos!

      Responder

  4. Parabéns por escrever um artigo tão interessante,
    tirou muitas dúvidas que eu tinha, me senti melhor sabendo que eu não era a única pessoa a ficar preocupada com o que fazer para gerar ganhos, pois minha mente vive viajando em coisas novas e diferentes…

    Mais uma vez, Parabéns!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *