Desafio da Experimentação: Explore Seus Interesses e Paixões

Tempo de leitura: 8 minutos

Crédito: Unsplash
Sempre falamos aqui no blog sobre a importância de experimentar, testar e explorar interesses e paixões.
Somos todos colecionadores de experiências e, no final das contas, elas são nossos bens mais preciosos. Acredito profundamente que é preciso explorar e ter experiências práticas para descobrir o que queremos e gostamos. Não adianta ficar só pensando e refletindo. Ou então deixando para depois as coisas que queremos fazer. É essencial entrar em ação e fazer algo em relação às nossas vontades e sonhos, para evitar aquela angústia de tudo que poderia ter sido mas não foi.
Para sermos felizes fazendo tudo que gostamos, é muito importante passar pela fase da experimentação (além da fase do autoconhecimento).
A partir do momento que começamos a fazer as coisas que queremos na prática, passamos a receber feedbacks do mundo real. E não apenas da nossa cabeça que, apesar de ser criativa, não pode prever como será uma experiência que nunca teve.
Na prática, o inesperado acontece. E, na maioria das vezes, o caminho que planejamos inicialmente muda, e coisas muito melhores aparecem. Coisas que não tínhamos como saber que aconteceriam lá no começo da jornada, mas aconteceram porque demos o primeiro passo.

OVO OU GALINHA?

O que vem primeiro? A clareza para saber o que se quer antes de agir? Ou a ação e experimentação que ajudam a entender o que realmente se quer?
Não tenho essa resposta, mas acredito que clareza e ação andam juntas. Na dúvida, aposte nas duas!
Sempre busque clareza dos seus objetivos, de quem você é e do que realmente quer. Como fazer isso? Através de leituras, processos de autoconhecimento, cursos, reflexões, vivências, terapia ou meditações.
Ao mesmo tempo, aja e experimente quando novas ideias surgirem ou em relação àquela ideia que você tem desde sempre e fica adiando indefinidamente. O ser humano evoluiu em um cenário de escassez e perigo. Por isso, nossa mente continua adaptada a pensar pela perspectiva dos piores cenários. Mas, hoje em dia, agir por esses instintos não faz mais sentido. Então, só reflexão sem ação pode fazer que com que você entre em um ciclo de crenças limitantes e negatividade.
Como entrar em ação e experimentar? É nesse ponto que quero te ajudar com este artigo e desafio.

O movimento e a ação geram clareza (e confiança). A clareza gera movimento e ação (e confiança).

Leia também: A Técnica do Sorvete: Como Ter Mais Foco e Facilitar Escolhas

FRACASSE COM INTELIGÊNCIA

Murilo Gun sempre diz que é importante fracassar com inteligência. Esta é uma lição muito importante: fracassos e erros são inevitáveis na vida, mas podemos ser espertos e fazer experimentos para que eles não nos atrapalhem tanto. Podemos usar o fracasso a nosso favor.
Por exemplo, se você sempre gostou de animais, mas hoje trabalha como publicitário. Não é preciso largar tudo para explorar esse interesse. O ideal é buscar formas de experimentar e testar aos poucos, e começando pequeno. Explore sua paixão por animais de forma inteligente para que, caso não seja isso mesmo que gosta e quer para sua vida toda ou caso perca o interesse, experimentar essa opção não atrapalhe seus planos ou vida financeira.
Algumas ideias de como você poderia explorar essa paixão de forma “segura” neste caso:
  • Fazer trabalho voluntário com animais aos sábados,
  • Fazer um curso online sobre cuidados com cachorros,
  • Se oferecer para cuidar dos animaizinhos dos familiares e amigos que forem viajar,
  • Ou mesmo se cadastrar em um aplicativo para cuidar de animais de desconhecidos (ganhando dinheiro com isso).
Essas são algumas formas de testar se esse interesse é realmente para você. No final, você pode descobrir que ama trabalhar com animais e querer mudar de área. Ou pode seguir fazendo isso como um projeto paralelo. Ou pode ficar satisfeito só com essas experiências mais rápidas e partir para os próximos sonhos e interesses.     
De qualquer forma, você ganha. E aprende. Sobre você e sobre aquele assunto que antes era só uma curiosidade e possibilidade na sua cabeça.
Leia também: Experimentar Pode Ser Bom Para o Seu Negócio e Para a Sua Vida

DESAFIO

E como o que importa nessa história toda é a prática, quero te inspirar a realmente entrar em ação. Porque tenho certeza que apenas coisas boas podem vir se explorarmos nossos interesses e colecionarmos novas experiências. E como somos uma comunidade de Multipotenciais do Brasil, podemos inspirar uns aos outros e criar um movimento positivo, juntos.
Por isso, esse será o mês do Desafio da Experimentação aqui no blog, no grupo do facebook e no meu Instagram (@renatalapetina). Vou me desafiar, desafiar você e premiar os dois multis que mais se esforçarem para experimentar ao máximo novas experiências durante esse mês 🙂

Qual a ideia?

Vou explorar alguns dos meus interesses e paixões através de pequenas experiências práticas durante todo o mês de abril. E espero que você faça o mesmo junto comigo. Os dois multis que mais participarem vão ganhar um vale presente da Amazon (já te conto como)!
Escolhi algumas experiências da minha lista multipotencial, coisas que faz tempo que não faço ou coisas novas que quero experimentar. Serão 4 experiências diferentes em 4 semanas.
Vou contar e mostrar tudo pelo Instagram, então me segue lá (@renatalapetina). E no começo de maio, vou escrever um artigo para te contar os resultados desse mês de exploração.
Minha listinha inicial é essa aqui:
  • Trabalhar como voluntária com refugiados. O tema do refúgio sempre me chamou atenção, desde a época da faculdade de Relações Internacionais. Por isso, estou trabalhando como voluntária em uma ONG que ajuda refugiados aqui em São Paulo. Esse experimento já comecei e vou aprofundar em abril.
  • Estudar sobre roteiros e escrever um. Há um tempo quero me aventurar por essa área, por isso, essa é minha segunda escolha.
  • Fazer uma aula de dança, de um ritmo totalmente novo para mim. Sempre fiz aulas de dança, entre elas balé, jazz, zumba e outras. Dançar sempre me fez bem, mas faz tempo que não faço isso. Então, é uma paixão perfeita para explorar nesse mês. E por que não uma aula totalmente diferente?
  • Criar uma peça, um desenho, um artesanato, alguma coisa “faça você mesmo”. Para os que conhecem o Art Attack, sempre fui fã número 1 e queria fazer tudo que mostravam. Mas faz anos e anos que não me dedico a nada disso (apesar de ser assídua do NIFTY). Esse projeto é uma forma de me reconectar com esse interesse antigo.
 E aí? Vem comigo nessa?
Para participar e concorrer ao prêmio, poste no Instagram uma foto bem legal que represente o que você fez ou experimentou com a hashtag #desafiomulti. Quanto mais fotos postar e experimentos você fizer, mais chances de ganhar! Os dois multipotenciais que mais experimentarem e explorarem suas paixões nesse mês vão ganhar um vale presente da Amazon de 40 reais, para escolher qualquer livro que quiserem e explorar ainda mais o que gostam.
Vou compartilhar as fotos com as experiências na fanpage Multipotenciais do Brasil (curte lá) e também no grupo de facebook (venha participar se ainda não é um membro). O resultado com os dois ganhadores ou ganhadoras sai no começo de maio!
Se você ainda não se inspirou com a minha listinha, mais algumas ideias do que pode fazer para experimentar e explorar durante esse mês:
  • Trabalhar como voluntário em alguma questão que te incomoda ou empolga,
  • Começar os primeiros passos de um projeto que está engavetado há muito tempo,
  • Começar um blog,
  • Fazer esportes que nunca fez,
  • Cozinhar pratos diferentes,
  • Criar algo artístico,
  • Fazer uma apresentação,
  • Dançar,
  • Cantar,
  • Atuar,
  • Escrever um livro (sim, dá pra fazer isso em um mês).
Então, sempre que explorar alguma das suas paixões ou interesses de forma diferente, compartilha lá no Instagram, com a hashtag #desafiomulti!
Prepara a listinha, a câmera do celular e vamos juntos?

__________________________________________________________________

Inscreva-se no Mini Curso de Boas Vindas do Multipotenciais do Brasil! Você vai descobrir como Harry Potter, roteiros, clones, filmes e cisnes vão te ajudar a ter mais clareza, confiança e mostrar sua essência para o mundo. Nesse curso por e-mail você recebe conteúdo exclusivo 100% gratuito e exercícios práticos editáveis. Vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *