Quais São Seus Planos Para 2020?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você não leu errado. A pergunta é essa mesmo: quais são seus planos para 2020? Este ano, que ainda está acontecendo agora. Temos poucas semanas pela frente, mas já aprendemos a lição que grandes mudanças podem ocorrer em curtos períodos de tempo.

Em março deste ano, eu pensava em comemorar meu aniversário com a família, mas dessa vez não teve bolo. A quarentena começava no Brasil inaugurando uma época que nenhum de nós jamais viveu. Rapidamente vimos nossas vidas pelo avesso ao enfrentar o distanciamento social e novos aprendizados.

Conhecer ferramentas digitais; trabalhar e estudar em casa; cozinhar o próprio alimento; lidar com as perdas; sorrir com os olhos; pensar nas pessoas que não tiveram o privilégio de poder ficar em casa, e finalmente, refletir sobre nós mesmos e o que estávamos fazendo antes disso tudo começar.

O mundo “parou”, mas a vida não. Ela continuava ali: pronta para ser vivida.

Tem gente que não vê a hora do ano acabar para “passar uma borracha” na história. Entretanto, o tempo não aceita rasuras.

O que posso controlar?

Se você revisar sua lista de metas 2020 é bem provável que muitos projetos não tenham saído do papel – e de casa – devido à pandemia.

Sugiro rever essa lista focando em 2 pontos principais:

Há mais de dois mil anos, a filosofia estóica sugere focar a atenção no que está sob nosso controle, aceitando com sabedoria o que não está. Como disse o imperador romano Marco Aurélio: Você tem poder sobre sua mente – não sobre eventos externos. Perceba isso e você encontrará a sua força”.

O vídeo “Nem tudo vai ser do jeito que queremos”, do cientista social Luís Mauro Sá Martino, professor da Casa do Saber, ajuda a compreender o pensamento estóico e o que podemos aprender com ele ainda hoje.

Faxina emocional

“Pra encher do que me importa, preciso me esvaziar”. Esse trecho da música “Me curar de mim”, da Flaira Ferro, sempre me toca, pois sinto que reconhecer e organizar as coisas (dentro e fora da gente) traz conforto e clareza.

Dessa forma, para planejar o restante do ano e já flertar com 2021, que tal começar com uma boa faxina? No espaço físico e no espaço emocional. O que for físico como roupas, casa e documentos: mãos na massa! O que for emocional: escrever e conversar com alguém pode ajudar a colocar os sentimentos em ordem.

Sabe quando a gente abre o guarda roupa e encontra peças que não servem mais, e pensa “por que eu comprei isso”? É porque naquele momento fazia sentido pra você. Agora não serve, não se molda ao seu corpo, às suas ideias, a quem você é hoje. E tudo bem.

Esse pensamento pode se aplicar a acessórios, cidades, amizades, relacionamentos, empregos, cursos, livros, crenças, hábitos e muito mais. Tudo o que realmente passa nessa peneira reflete quem você é – e quer se tornar.

Hábitos são poderosos

Ao terminar a faxina, você terá mais clareza para ver o que permanece – inclusive hábitos.

Depois de ler o livro “Hábitos Atômicos” de James Clear, comecei a valorizar mais as pequenas ações diárias. Como o próprio autor diz “a longo prazo, a qualidade da nossa vida depende da qualidade dos nossos hábitos”. Uma pequena melhora de 1% ao dia pode parecer insignificante, mas durante semanas, meses e anos fazem uma grande diferença.

Pense em questões como saúde, alimentação, sono, educação: o quanto melhorar um pouco a cada dia nessas áreas pode trazer benefícios para sua vida? Do mesmo modo, o quanto piorar 1% a cada dia te faria mal?

Uma maneira simples de rever seus hábitos é anotar por alguns dias sua rotina atual. Selecionando quais são hábitos bons (para manter ou até aumentar), ruins (para excluir ou ao menos reduzir) e se há novos hábitos que você gostaria de criar. O perfil do Instagram @tira.do.papel, escrito pelo Tiago, tem me ajudado bastante a lidar com procrastinação e entender como é importante melhorar 1% ao dia, especialmente quando queremos colocar um projeto ou ideia para funcionar.

Não precisa esperar “segunda-feira” ou 2021 para começar algo que te faz bem 🙂

Planeje com moderação

Tudo bem, se você é daquelas pessoas que não se aguentam e querem começar a organizar o ano que chega, tá aqui um Planner 2021 incrível do site Apenas Detalhes para download!

Mas me promete uma coisa? Antes de sair preenchendo tudo para o ano que vem, vamos lembrar da nossa conversa hoje 😉

Que tal baixar este Planner 2020 e usar as páginas de Dezembro? Só pra cuidar com carinho do último mês do ano, lembrar do que você ainda pode fazer nele, e assim terminar um ciclo para começar outro. O calendário não precisa definir todos os seus planos. Uma pequena mudança também pode começar dentro de você neste exato momento, enquanto lê esse texto.

 

Imagem: Unsplash | @paico.oficial

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *