A Técnica do Sorvete: Como Ter Mais Foco e Facilitar Escolhas

Tempo de leitura: 9 minutos

Crédito: Unsplash
Por que temos tanta dificuldade de escolher entre várias opções?
Não seria maravilhoso ter uma forma de facilitar as escolhas, minimizar os arrependimentos, e ter mais foco quando decidimos o que fazer?
Para te ajudar com isso, quero compartilhar uma historinha do livro Renaissance Soul, de Margaret Lobenstine. A autora se refere aos multipotenciais como Almas Renascentistas. Se você ainda não sabia, existem muitos nomes para nós (saiba mais aqui)! Mas não importa a nomenclatura, o que nos une é a vontade de explorar muitas coisas diferentes e saber sobre assuntos que aparentemente não se conectam. Duas características que são ótimas, mas que trazem muitas dúvidas e indecisões.
Por isso, para que você possa seguir sua essência e manifestar essas características de forma saudável em sua vida, você precisa conhecer a técnica da “Amostra de Quatro Sabores”, criada pela Margaret. Ela vai te ajudar a escolher, ter mais foco e dar um caminho de como explorar seus interesses.

A TÉCNICA DO SORVETE: “AMOSTRA DE QUATRO SABORES”

“Na maior parte da nossa vida, escolher tem significado perder. É por isso que proponho que você tente focar, ao invés de escolher. Para te ajudar a entender o que quero dizer com “foco”, quero que imagine por um momento que você está em uma loja de sorvetes. Essa é uma loja de sorvetes muito chique, que vende uma impressionante variedade de sorvetes, frozen yogurts, sorbets e gelatos italianos.
Se o dono te pedisse para escolher apenas um sabor e somente um para comer hoje e para sempre, a loja provavelmente fecharia e você ainda estaria tentando tomar a decisão “certa” – e ainda estaria com fome.
Agora, e se o dono insistisse que você comesse todos os sabores da loja? Todos os 30 ou mais sabores de sorvete e todo o frozen-yogurt sem açúcar e sem gordura e todos os sorbets e gelatos – sem reduzir suas escolhas nem ao menos por um sabor. Isso também faria com que você estacionasse e ficasse parado, certo?
Não é tão difícil ver o paralelo entre esta situação e a da Alma Renascentista.
Quando nós temos que escolher apenas uma coisa, nos recusamos. Se pensamos que precisamos engolir tudo, nos sentimos sobrecarregados e confusos. De qualquer jeito, ficamos insatisfeitos.
Mas imagine que o dono da loja de sorvetes te oferecesse uma outra opção. Ele sorri para você, com um olhar sábio. “Você não precisa escolher entre uma coisa e todas as coisas,” ele diz. “Que tal testar minha famosa ‘amostra de quatro sabores’?”
A ideia é simples: você pode escolher um pote com quatro sabores para apreciar durante sua visita. As porções não são tão grandes quanto as porções de um sabor só, mas são grandes o suficiente para satisfazer seus desejos.
“Parece bom”, você diz. “Mas hummm… há centenas de sabores na loja. Não tenho certeza se consigo restringir minhas opções para apenas quatro. Como vou saber se estou escolhendo as melhores?”
“Sem problemas”, o dono diz. “Na próxima vez que vier na loja, você pode tentar uma amostra de quatro sabores diferentes. Você pode usar sabores que escolheu em sua primeira visita, ou pode escolher uma combinação totalmente nova. Você decide. E se voltar uma terceira vez, pode usar o que aprendeu com as primeiras duas amostras e tentar uma outra combinação.”
Então, você pode escolher o sabor de chocolate que você ama em todas as três amostras; manga pode sair para dar lugar ao coco na segunda amostra; e na terceira vez você vai saber se é o cheesecake de chocolate branco ou a framboesa que é o melhor acompanhamento para o sabor de cookie que acabou de descobrir.
Pode ser que você encontre o conjunto perfeito de sabores e peça os mesmos com satisfação todas as vezes. Mas, sendo uma Alma Renascentista, você provavelmente não se contentaria com apenas uma amostra de quatro sabores para satisfazer a sua gula por toda a eternidade. E tudo bem, porque você poderia continuar mudando os sabores sempre que visitasse a loja. Mais importante, você não estaria de pé na frente da vitrine, tão congelado como o próprio sorvete. Você estaria comendo alguma coisa!
Em outras palavras, focando em quatro sabores você pode tomar uma decisão mais facilmente e se alimentar. O foco traz mais, não menos. Em meio a um mundo de possibilidades, focar oferece variedade, mas também clareza e concentração.”
(Trecho do livro The Renaissance Soul: How to Make Your Passions Your Life a Creative and Practical Guide – Margaret Lobenstine. Tradução: Renata Lapetina)

Como colocar a técnica da “Amostra de Quatro Sabores” em prática?

1 – Pare para refletir sobre o que você realmente gosta e quer para sua vida. Você precisa conhecer todos os sabores disponíveis, para que possa escolher os quatro primeiros da amostra. Uma dica é fazer uma lista de tudo que gostaria de fazer, assuntos que te interessam e profissões que te atraem. É importante aumentar seu autoconhecimento. Nesse Guia Fundamental de Autoconhecimento você encontra algumas perguntas poderosas para te ajudar!
2 – Após conhecer todos os sabores de sorvete, você precisa decidir qual será sua primeira amostra. Então, escolha os quatro primeiros projetos ou objetivos que quer experimentar. Tenha em mente que são experimentações e você não está desistindo de nada ao escolher esses quatro próximos objetivos para focar. Os outros estão apenas esperando sua vez, por isso é importante criar a lista e ter tudo registrado.
3 – Como na historinha da Margaret, você pode voltar na loja quantas vezes quiser para experimentar novos sabores de sorvete. Então, marque com você mesmo uma data para rever esses focos e objetivos. Você está totalmente autorizado a mudá-los. Estou te dando essa autorização! Se não gostar de algo ou perceber que não faz mais sentido, não se culpe por abandonar um interesse e partir para o próximo.
4 – Os projetos e interesses que você experimentar podem ser relacionados à sua vida profissional, mas não necessariamente. Você pode explorar hobbies, cursos e atividades diferentes sem a obrigação de que se transformem em uma atividade remunerada. Pode ser que isso aconteça, que você goste muito de fazer aquilo ou que surjam novas ideias que permitam que você ganhe dinheiro. Mas se isso não acontecer, não se cobre! Experimente livremente.
5 – O ideal é que você use a técnica da “Amostra de Quatro Sabores” de forma segura. E com segura quero dizer que você não precisa largar seu emprego, desistir da faculdade ou tomar nenhuma decisão radical enquanto faz suas experimentações. Comece aos poucos para descobrir se aquele é um sabor de sorvete que você quer ter na sua amostra por um longo tempo ou se só queria experimentar um pouquinho.
Se você sente dificuldade de realizar esse processo sozinho e precisa de uma ajudinha, conheça o Multipotencialize-se. Nele, direciono multipotenciais para que se sintam confiantes e empoderados de suas escolhas, usando esta técnica e muitas outras!
Leia também: Experimentar Pode Ser Bom Para o Seu Negócio e Para a Sua Vida
Leia também: Produtividade Para Multipotenciais: Organize Seu Tempo e Priorize Seus Projetos (+Apostila)

Aqui vão algumas ideias para que você experimente e descubra seus projetos e interesses favoritos 🙂

  • Candidatar-se para um trabalho voluntário. Pode ser em uma ONG, uma pequena empresa, ou trabalhando com algum conhecido. Este trabalho pode ser algo mais rápido, como uma tarde, ou um projeto de meses.
  • Escrever em um blog sobre os assuntos que te interessam.
  • Gravar vídeos sobre as coisas que gosta. Já que temos essa facilidade hoje em dia e todo mundo vive com uma câmera sempre em mãos, grave coisas que te chamem atenção. Ou mesmo você falando sobre um assunto que goste. Você não precisa mostrar para ninguém, o objetivo é explorar.
  • Entrar para um grupo de estudos ou participar de um projeto que já esteja em andamento.
  • Criar um projeto pequeno e fazer acontecer. Pode ser um livro, um evento ou uma apresentação. Use a criatividade!
  • Dar aulas daquilo que gosta de fazer, dividindo seus talentos ou hobbies com alguém.
  • Oferecer algo que só faz por prazer de graça para alguém. Como fazer um site, tirar fotos de um evento, criar um artesanato para a casa de um familiar ou cozinhar para amigos.
  • Um ótimo recurso para colocar essas experimentações em prática é o Meet Up. A missão desse site é juntar “pessoas em milhares de cidades para fazer mais aquilo que elas realmente gostam. A ideia é simples: nós fazemos melhor as coisas que realmente importam pra nós quando estamos em grupo. É isso que o Meetup faz: juntar as pessoas para fazer, explorar e aprender.” Você pode escolher um meet up de algo que gosta e quer explorar ou iniciar o seu próprio, caso ainda não exista! Veja mais informações no site.
Não fique paralisado olhando para a vitrine, morrendo de vontade de tomar um sorvete, mas sem conseguir escolher o sabor perfeito. O importante é experimentar e sair da inércia! Você sempre pode escolher outro se não gostar da primeira escolha.

 

O foco traz mais, não menos. Em meio a um mundo de possibilidades, focar oferece variedade, mas também clareza e concentração.

(Margaret Lobenstine)
Tem mais alguma ideia de como fazer experimentos e testar seus quatro sabores de sorvete? Me conta nos comentários!
__________
Inscreva-se no Mini Curso de Boas Vindas do Multipotenciais do Brasil! Você vai descobrir como Harry Potter, roteiros, clones, filmes e cisnes vão te ajudar a ter mais clareza, confiança e mostrar sua essência para o mundo. Nesse curso por e-mail você recebe conteúdo exclusivo 100% gratuito e exercícios práticos editáveis. Vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *